quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

III MOSTRA LITERÁRIA



          No dia 24 de janeiro de 2013 foi realizada a III Mostra Cultural e Literária da Escola Estadual Dr. Ulysses Guimarães, abordando temas voltados para a Cidade de Belém, seus encantos e desencantos sociais. Com a participação de alunos, professores, equipe técnica e Vice-direção do turno da noite, o evento integrante do Projeto Ensino Médio Inovador/ Jovem de Futuro ocorreu no Espaço Cultural Professora Graça Valente, inaugurado recentemente com objetivo de favorecer a apresentação de atividades científico-culturais desenvolvidas na escola.

 A concepção e as metodologias de apresentação dos trabalhos, segundo a especialista em educação Renata Lopes, foram resultados de etapas preliminares em que alunos e professores, com apoio da gestão e equipe técnica, construíram coletivamente. O tema central “A Cidade de Belém, seus encantos e desencantos sociais: A cidade que temos e a Cidade que queremos” desencadeou vários subtemas abordando a paisagem urbana das ruas de Belém, arquitetura, beleza ribeirinha, a chuva e seus encantos, os ritmos paraenses e sua inserção no cotidiano das pessoas; lendas, “causos” e assombrações que demarcam o imaginário popular local. 

Utilizando-se de linguagens como teatro, poesias, contação de histórias, fantoches, fotografias e músicas, o evento se destacou pelo envolvimento dos alunos na apreensão do conhecimento por meio das pesquisas, oficinas, palestras e visitas nos locais alvos das pesquisas.  

      Apoiada pelo Conselho Escolar, a atividade concluiu o exercício escolar 2012 com ganhos positivos para todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. De acordo com os alunos, a Mostra serviu para observar a cidade com um “novo olhar”. Constatar o empenho dos estudantes a partir das orientações discutidas em sala de aula foi ressaltado com satisfação pelos professores Antônio Carlos e Sandra Risuenho no trabalho sobre O passado e o presente das ruas de Belém. A utilização da música e fotografias, como instrumento de vinculação entre o conhecimento teórico e prático foi considerado pelos demais professores fator muito positivo.        

            O potencial artístico e o comprometimento dos alunos com o trabalho foram elementos destacados pelos professores Leandro Souza e Luiz Augusto, coordenadores da temática Visagens e assombrações de Belém. Na opinião da gestão, a Mostra significou maior aprimoramento no desenvolvimento das atividades pedagógicas, além da integração entre a equipe técnica, espaços pedagógicos, alunos e professores.
           
            A participação da Prof.ª Fátima Soares com palestras sobre fotografias, do estudante de teatro, Gabriel Luz, do poeta Juraci Siqueira, dos grupos musicais de hip hop Sheeknah do Guamá e integrantes do grupo de grafitagem Cospe Tinta; do músico Júnior Guimarães e da escola de samba Xodó da Nega, representada pelo Mestre Careca e seus ritmistas, enriqueceu ainda mais o evento que foi encerrado com uma confraternização cultural na forma de uma animada festa de carnaval. Enfim, foi mais um exercício político pedagógico com o intuito de tornar a escola um espaço de aprendizagem significativa para todos.

Reflexão

" Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros"



Che Guevara