domingo, 9 de agosto de 2009

A origem do Dia do Estudante teve início com D. Pedro I em 11 de Agosto de 1827 quando foram instituídos os dois primeiros cursos de Ciências Jurídicas e Sociais no País: Um em São Paulo e outro em Olinda e depois passou a ser em Recife. Esta iniciativa do imperador foi devida aos cursos todos eram realizados em Portugal (Coimbra) e isso dificultava pela distância, pois quem quisesse cursar o curso de Direito teria que atravessar o oceano Atlântico.

Durante o Centenário de criação dos cursos jurídicos no país a proposta de Celso Gand Ley de comemorar o Dia do Estudante no Dia 11 de Agosto foi aceita com muito entusiasmo. Além da data escolhida este fato tem relação com a História da Faculdade de Direito do Largo São Francisco que foi incorporada à USP e formalizada por Getúlio Vargas.O Dia 11 de Agosto é também o Dia do Advogado. 

Há muitas histórias para se contar nessa trajetória de estudantes que tantas mudanças provocaram e continuarão a provocar em todos os lugares por um mundo melhor.

Caro Estudante: Lembre-se que:

“Estudante não tem idade, pode ser que tenha seis ou sessenta anos não importa, o importante é que cada pessoa um dia já foi ou vai ser um verdadeiro e um eterno estudante.”LetíciaDombroski

Um comentário:

O Bairro do Benguí. disse...

Pocha... amei este blog e fiquei muito emocionada quando vi as fotos de meus ex-professores. Estudei apenas 1 ano e meio no U.G (metade do segundo ano, e terceiro ano), mas se soubesse que era bom teria ido a mais tempo, minha irmã e minha prima estão sendo cria da escola. Sei que ela tem dificuldades como todos os orgãos publicos, mas eu acho que o U.G é a melhor escola estadual de Belém.

Reflexão

" Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros"



Che Guevara