MINISTÉRIO
DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SEMINÁRIO
NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
26
a 28 de junho – Brasília - DF
Oficinas
- Há
vida e luz no Ensino Médio brasileiro
Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio “Dr. Ulysses Guimarães”
Belém-Pará
TÍTULO:
II MOSTRA LITERÁRIA E CULTURAL – Um olhar sobre a diversidade
cultural do Ver-o-Peso
Contextualização da Escola
Oriunda de convênio com a
iniciativa privada foi assumida pela Secretaria de Educação em
1993. Possui atualmente 1500 alunos, sendo 25% do período noturno
distribuídos no ensino médio e na Educação de Jovens e Adultos-
EJA. O perfil compõe-se de alunos trabalhadores na faixa etária
entre 16 a 70 anos que voltaram a estudar por exigências do mercado
e/ou para acessar o ensino superior. A localização em área central
da cidade facilita o acesso ao trabalho visto que maioria dos alunos
reside em bairros distantes e periféricos.
Histórico da proposta e
referenciais do estudo
A inquietude de gestores,
professores e equipe técnica mediante os índices de evasão escolar
e a sinalização dos alunos para aulas mais atrativas provocou a
ampliação das atividades extraclasses. A temática “Saberes
e Sabores do Pará: redescobrindo o Ver-o-Peso”
surgiu na perspectiva de experimentar a interdisciplinaridade a um
espaço importante para cidade de Belém: o Complexo Ver-o-Peso.
Ele possui 385
anos de existência nos quase 30 mil m² de área sendo considerada a
maior feira livre a céu aberto da América Latina. Cerca de cinco
mil pessoas transitam em 12 diferentes setores econômicos,
espalhados pelos mercados de peixe, de carne, e nas áreas de
alimentação e do açaí.
Para além
dos números, esse espaço imprime
a formação histórica e econômica da cidade e a expressão da
cultura local mediante a sociabilidade que move uma lógica própria
de “inclusão” de todos que ali trabalham,
visitam e moram.
Essa dinâmica contraditória induziu ao conhecimento por meio do
contato com a diversidade cultural e o produto do saber daqueles que
constroem o Ver-o-Peso.
Tais questões se enquadram nos
estudos de LARAIA quando aborda que o “homem é o resultado do meio
cultural em que foi socializado. Ele é um herdeiro de longo processo
acumulativo que reflete o conhecimento e a experiência adquiridos
pelas numerosas gerações que a antecederam” e pela abordagem
histórico-crítica da educação defendida por SAVIANI que demarca
“a apreensão do mundo pelos homens inclui os conhecimentos das
propriedades do mundo real (ciência), de valorização (ética) e
simbolização (arte)”.
Desenvolvimento e os
aspectos metodológicos
O conjunto das pesquisas foi
norteado pela transversalidade
e interdisciplinaridade.
O
plano de trabalho previu na etapa inicial visita ao Complexo
Ver-o-Peso pela equipe técnico-pedagógica e professores, além da
exibição de documentário produzido pelo Instituto do
Patrimônio-IPHAN permitindo aos docentes apropriações das
seguintes temáticas:
O
Ver-o-Peso em Prosa e Versos; Histórias, Lendas e Causos Amazônicos
no Ver-o-Peso; Grandeza arquitetônica do Ver-o-peso; Sabores e Cores
do Ver-o-Peso; A mandioca e sua diversidade; Meio Ambiente e Resíduos
Sólidos; Expressões Lingüísticas: A beleza da oralidade; Um olhar
sobre a mulher feirante; As ervas medicinais: Entre o Conhecimento
popular e cientifico; Um olhar social no Ver-o-Peso; Artesanato: O
homem que transforma; a arte que encanta.
A culminância das pesquisas
foi organizada em ilhas temáticas com performance teatral e musical,
palestras, lançamento de livros e apresentação oral dos trabalhos
pelos alunos, a partir do material produzido por meio de visitas,
pesquisas, entrevistas, registros fotográficos, tabelas e
depoimentos.
Avaliação
do processo e expectativas de continuidade
Os itens
avaliados foram balizados na concepção do projeto; no envolvimento
da gestão, professores, equipe técnica e pedagógica; envolvimento
dos alunos e os impactos na aprendizagem e avaliação dos alunos. Os
relatos registraram que a avaliação geral foi positiva,
necessitando aprimorar a comunicação do evento, a ampliação dos
recursos e a adesão da totalidade dos professores.
Os
resultados apontam para a consolidação a cada edição. A busca do
conhecimento para além das cercanias da escola e a dinâmica do
processo da aprendizagem vêm motivando a concepção de projetos
integrados nos espaços pedagógicos. A estruturação da I Mostra
Científica e Roda Literária serão passaportes à próxima edição
que intenciona discutir “A
cidade que queremos”.
Questões
para reflexão
- Essas iniciativas são motivadoras ao aluno, ao professor e a gestão, porém nos desafiam ainda a pensar quais soluções à permanência dos alunos do período noturno e EJA, mediante as taxas de evasão escolar.
- As especificidades do aluno e do turno não devem ser obstáculos para não inseri-los em ações externas à sala de aula, aliás, podem ser motrizes para inovação educacional.
Equipe
de Elaboração
Espaços
Pedagógicos:
Biblioteca:
Bernadete Almeida
Lab.
Multidisciplinar: Marcelo Lima.
Lab.
Informática: Fábio Neves
Equipe
Técnica:
Ana Célia
Souza
Renata
Costa Lopes
Silvia
Letícia Luz
Vice-direção:
Ângela
Maria Araújo da Silva
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