segunda-feira, 3 de setembro de 2012

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO EM BRASÍLIA


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
26 a 28 de junho – Brasília - DF

Oficinas - Há vida e luz no Ensino Médio brasileiro

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Dr. Ulysses Guimarães”
Belém-Pará
TÍTULO: II MOSTRA LITERÁRIA E CULTURAL – Um olhar sobre a diversidade cultural do Ver-o-Peso

Contextualização da Escola
Oriunda de convênio com a iniciativa privada foi assumida pela Secretaria de Educação em 1993. Possui atualmente 1500 alunos, sendo 25% do período noturno distribuídos no ensino médio e na Educação de Jovens e Adultos- EJA. O perfil compõe-se de alunos trabalhadores na faixa etária entre 16 a 70 anos que voltaram a estudar por exigências do mercado e/ou para acessar o ensino superior. A localização em área central da cidade facilita o acesso ao trabalho visto que maioria dos alunos reside em bairros distantes e periféricos.

Histórico da proposta e referenciais do estudo
A inquietude de gestores, professores e equipe técnica mediante os índices de evasão escolar e a sinalização dos alunos para aulas mais atrativas provocou a ampliação das atividades extraclasses. A temática “Saberes e Sabores do Pará: redescobrindo o Ver-o-Peso” surgiu na perspectiva de experimentar a interdisciplinaridade a um espaço importante para cidade de Belém: o Complexo Ver-o-Peso.
Ele possui 385 anos de existência nos quase 30 mil m² de área sendo considerada a maior feira livre a céu aberto da América Latina. Cerca de cinco mil pessoas transitam em 12 diferentes setores econômicos, espalhados pelos mercados de peixe, de carne, e nas áreas de alimentação e do açaí.

Para além dos números, esse espaço imprime a formação histórica e econômica da cidade e a expressão da cultura local mediante a sociabilidade que move uma lógica própria de “inclusão” de todos que ali trabalham, visitam e moram. Essa dinâmica contraditória induziu ao conhecimento por meio do contato com a diversidade cultural e o produto do saber daqueles que constroem o Ver-o-Peso.

Tais questões se enquadram nos estudos de LARAIA quando aborda que o “homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele é um herdeiro de longo processo acumulativo que reflete o conhecimento e a experiência adquiridos pelas numerosas gerações que a antecederam” e pela abordagem histórico-crítica da educação defendida por SAVIANI que demarca “a apreensão do mundo pelos homens inclui os conhecimentos das propriedades do mundo real (ciência), de valorização (ética) e simbolização (arte)”.

Desenvolvimento e os aspectos metodológicos
O conjunto das pesquisas foi norteado pela transversalidade e interdisciplinaridade. O plano de trabalho previu na etapa inicial visita ao Complexo Ver-o-Peso pela equipe técnico-pedagógica e professores, além da exibição de documentário produzido pelo Instituto do Patrimônio-IPHAN permitindo aos docentes apropriações das seguintes temáticas: O Ver-o-Peso em Prosa e Versos; Histórias, Lendas e Causos Amazônicos no Ver-o-Peso; Grandeza arquitetônica do Ver-o-peso; Sabores e Cores do Ver-o-Peso; A mandioca e sua diversidade; Meio Ambiente e Resíduos Sólidos; Expressões Lingüísticas: A beleza da oralidade; Um olhar sobre a mulher feirante; As ervas medicinais: Entre o Conhecimento popular e cientifico; Um olhar social no Ver-o-Peso; Artesanato: O homem que transforma; a arte que encanta.

A culminância das pesquisas foi organizada em ilhas temáticas com performance teatral e musical, palestras, lançamento de livros e apresentação oral dos trabalhos pelos alunos, a partir do material produzido por meio de visitas, pesquisas, entrevistas, registros fotográficos, tabelas e depoimentos.

Avaliação do processo e expectativas de continuidade
Os itens avaliados foram balizados na concepção do projeto; no envolvimento da gestão, professores, equipe técnica e pedagógica; envolvimento dos alunos e os impactos na aprendizagem e avaliação dos alunos. Os relatos registraram que a avaliação geral foi positiva, necessitando aprimorar a comunicação do evento, a ampliação dos recursos e a adesão da totalidade dos professores.
Os resultados apontam para a consolidação a cada edição. A busca do conhecimento para além das cercanias da escola e a dinâmica do processo da aprendizagem vêm motivando a concepção de projetos integrados nos espaços pedagógicos. A estruturação da I Mostra Científica e Roda Literária serão passaportes à próxima edição que intenciona discutir “A cidade que queremos”.

Questões para reflexão
  • Essas iniciativas são motivadoras ao aluno, ao professor e a gestão, porém nos desafiam ainda a pensar quais soluções à permanência dos alunos do período noturno e EJA, mediante as taxas de evasão escolar.
  • As especificidades do aluno e do turno não devem ser obstáculos para não inseri-los em ações externas à sala de aula, aliás, podem ser motrizes para inovação educacional.

Equipe de Elaboração
Espaços Pedagógicos:
Biblioteca: Bernadete Almeida
Lab. Multidisciplinar: Marcelo Lima.
Lab. Informática: Fábio Neves
Equipe Técnica:
Ana Célia Souza
Renata Costa Lopes
Silvia Letícia Luz
Vice-direção:
Ângela Maria Araújo da Silva



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Reflexão

" Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros"



Che Guevara