quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ETAPA DA III MOSTRA LITERÁRIA


Alunos do Ulysses Guimarães do turno da noite recebem palestra sobre fotografia e relatos de experiências de integrantes da Escola de samba “Xodó da Nega”.

Como etapa preparatória a III Mostra Cultural e Literária da Escola “Ulysses Guimarães” que abordará o tema “A cidade que temos e a cidade que queremos” foi realizada no dia 15 de janeiro deste ano, palestra com a Professora e fotógrafa Fátima Soares sobre histórico e a importância da fotografia enquanto linguagem para o registro do cotidiano da cidade de Belém. Dentre os assuntos abordados destacaram-se o exercício do olhar para a captação de lugares, pessoas e movimentos, sobre a fotografia e os recursos digitais, e ainda, dicas e orientações sobre o momento de fotografar, além das diferentes formas da apresentação dos trabalhos experimentais.
Na ocasião, os alunos participantes das turmas 101, 201, 104  interagiram fazendo perguntas e discutindo estratégias para a utilização desse recurso na exposição de seus temas na referida Mostra. As temáticas a serem desenvolvidos pelas turmas serão: Os Encantos das chuvas de Belém, A beleza ribeirinha de Belém, Crônicas sobre os Casarãos da Cidade Velha, O passado e o presente nas ruas de Belém.
A III Mostra Cultural e Literária será no dia 24/01/2013 às 19h no Espaço Cultural, Prof. Graça Valente, na Escola Ulysses Guimarães.

  
Escola de Samba “xodó da Nega” participa da III Mostra Cultural e Literária da Escola “Ulysses Guimarães”
Como parte da programação da III Mostra Cultural e Literária da Escola “Ulysses Guimarães” integrantes da Escola de Samba “Xodó da Nega’ participaram de uma Roda de Conversa com os alunos da turma 402 que abordará o tema:” A música como instrumento de transformação social” coordenado pelos professores Fernanda e Luizinho”. O encontro propiciou o relato de experiências sobre a trajetória da entidade, sobre o amor pelo samba, e a interação com a comunidade..
De acordo com o tema foram expostas pelo Senhor Careca e parceiros, as iniciativas sociais realizadas no bairro durante o ano todo como: participação nas escolas, a inserção de moradores em oficinas de música e instrumentos e na preparação de adereços como preparação ao desfile no carnaval de Belém. 
Os alunos participaram com perguntas e comentários sobre a atuação da escola na preservação da cultura no bairro. Foram incentivados a aprenderem mais sobre os ritmos e convidados a conhecerem a Associação a fim de vivenciarem a interação da música e os projetos com a comunidade.   
A parceria entre a Escola e o “Xodó da Nega” continuará em mais dois encontros onde ocorrerá Oficina rítmica com os alunos e a apresentação do grupo no dia da referida Mostra.
A III Mostra Cultural e Literária será no dia 24/01/2013 às 19h no Espaço Cultural, Prof. Graça Valente, na Escola Ulysses Guimarães.

Toda comunidade escolar está convidada!

Nenhum comentário:

Reflexão

" Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros"



Che Guevara