segunda-feira, 3 de setembro de 2012

PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS EM CONFERENCIA NACIONAL


Adolescentes paraenses vão representar o Estado em Conferência Nacional
Da Redação Agência Pará de Notícias
Tamara Saré-Ag. Pará
Tatiane Queiroz de Jesus e Fábio Henrique Pearman participaram das oficinas do Biizu e agora vão representar o Pará em Brasília
Tamara Saré-Ag. Pará
Haroldo Teixeira, psicólogo do CEDCA, explica que a educomunicação coloca os adolescentes como agentes da informação
Vinte e sete jovens paraenses foram selecionados pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) para representar o Pará na 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que foi realizada em Brasília, no período de 11 a 14 de julho de 2012. Dois dos jovens escolhidos são de Belém, alunos da Escola Estadual Ulysses Guimarães. Eles participaram de uma ação de educomunicação desenvolvida durante a última Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia entre os dias 3 e 5 de abril deste ano.
O projeto de educomunicação foi realizado em parceria com o Conanda; o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDCA); a Secretaria de Comunicação do Estado do Pará (Secom), por meio do projeto Biizu, da Diretoria de Comunicação Popular e Mídia Comunitária (DCPC); Universidade Popular (Unipop) e Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa).
Oito alunos, entre 15 e 18 anos, da Escola Estadual Ulysses Guimarães, foram indicados pela DCPC e fizeram a cobertura jornalística da Conferência Estadual. Destes oito adolescentes, dois foram escolhidos para a Conferência Nacional em Brasília. “Nós recebemos um convite da CEDCA para indicar alunos de escolas públicas do estado que estivessem aptos a participar do projeto de educomunicação durante a Conferência Estadual. Havíamos finalizado uma ação do Biizu no Ulysses Guimarães, enviamos 12 alunos, oito foram selecionados”, explica Helena Muller, titular da diretoria.
A educomunicação tem como meta construir a cidadania por meio de uma ação que coloca os adolescentes como agentes da informação propagada, ou seja, é um exercício de direito através da comunicação, os jovens são protagonistas no evento e na informação. Na Conferência Estadual os oito jovens participantes da oficina fizeram a cobertura jornalística do evento, produziram jornais e abasteceram o site do CEDCA. A parceria com o Projeto Biizu foi o suporte técnico para realização deste trabalho”, explica Haroldo Teixeira, psicólogo do CEDCA.
Tatiane Queiroz, 16 anos, e Fábio Pearman, 18 anos, foram os adolescentes escolhidos durante a Conferência Estadual, eles foram eleitos pelos próprios participantes da ação e esperam representar o estado da melhor forma possível. “Durante o evento no Hangar nossa meta era produzir um jornal sobre a conferência. Nós participamos de uma oficina do Biizu, que nos ensinou como realizar as reportagens, escrevê-las, e postar no site. Nós íamos atrás das informações e criávamos nosso jornal, desenvolvíamos ações de divulgação, como cartaz humano, murais e vídeos, que eram compartilhados no site do CEDCA. Foi uma experiência pro meu futuro”, diz Fábio, que atualmente é estudante universitário, e vai participar pela terceira vez das oficinas do Biizu.
Me inscrevi desta vez na oficina de rádio que vai ser ofertada na Escola Estadual de Ensino Médio Albanizia de Oliveira Lima. O Governo do Pará, quando nos oferece esta oportunidade de cultura e educação está promovendo os direitos dos jovens, é muito importante”, analisa Fábio.
Além de aprenderem técnicas de comunicação, os adolescentes puderam aprender sobre seus direitos. Tatiane avalia que a experiência foi esclarecedora e que a partir dela muita coisa mudou em sua vida. “Antes eu não sabia meus direitos, não sabia qual profissão seguir, esta oportunidade foi muito importante para compreender que eu sou agente das minhas ações, que o jovem é responsável pelo seu futuro”.
É a primeira vez que ambos vão sair de Belém, pegar um avião até Brasília para representar o Pará é uma missão que eles pretendem cumprir com muita responsabilidade. “Vamos fazer o mesmo trabalho que fizemos aqui em Belém, organizar e divulgar o conteúdo do evento. Vamos mostrar que a comitiva paraense é capaz de desenvolver um material de muita qualidade, vai ser uma experiência maravilhosa”.
O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), arcará com os custos de passagem aérea da comitiva paraense, que envolve mais de 70 pessoas. O Conanda é responsável pelos custos referentes à alimentação e hospedagem em Brasília.
O projeto Biizu, da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), capacitou 1.975 pessoas em todo o Pará em 2011. No total, foram 108 oficinas, em 13 municípios, durante 26 jornadas. Em 2012 o projeto já percorreu seis municípios, além de quatro escolas públicas da Região Metropolitana de Belém. Mais de 1300 jovens já participaram das oficinas. A meta até o final de 2012 é capacitar 3000 adolescentes em todo o Estado. O Biizu oferece oficinas de capacitação de web, fotografia, rádio, jornal impresso, grafite, vídeo e desenho.
Texto:
Julia Garcia - Secom

Um comentário:

Museu Goeldi disse...

Olá! O Prêmio José Márcio Ayres para Jovens Naturalistas convida você a descobrir um pouco mais sobre a biodiversidade da Amazônia. Você sabia que a nossa região possui a maior biodiversidade do planeta? E você sabia que muitas dessas espécies correm o risco de desaparecer? Confira quais são essas espécies de animais e plantas na videotrilha “Espécies ameaçadas de extinção”.
Para preservar as espécies amazônicas, precisamos de políticas públicas que valorizem a biodiversidade, o que pode ser feito a partir da pesquisa e investigação científica. Professor, convoque seus alunos! Estudante, chame seu professor e juntos entrem no universo da ciência e ganhem prêmios! Inscrevam seus trabalhos nas categorias “ensino fundamental” e “ensino médio” até o dia 31 de outubro. Os melhores artigos terão seus autores premiados (professor e aluno) e todos ganham nesse processo de educação para a ciência e biodiversidade. Inscreva-se já!

Reflexão

" Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros"



Che Guevara